As doenças autoimunes ocorrem após uma confusão do seu Sistema de Defesa. Ao invés do sistema ser ativado contra um vírus ou bactéria, o sistema imunológico reage contra algum órgão provocando uma inflamação no mesmo.
Temos então variados tipos de doenças autoimunes contra pele (vitiligo por ex.), doenças contra as articulações que são os vários tipos de artrite (Sjogren, artrite psoriática, artrite reumatóide) e tantas outras.
Mas o que elas tem a ver com a Obesidade? Entenda a relação neste artigo.
Doenças autoimunes e a obesidade
Na obesidade o tecido adiposo se torna não funcional e suas células, os adipócitos, aumentam de tamanho e podem distribuir-se em locais diferentes no corpo. Além disso, há secreção de proteínas específicas e radicais livres que contribuem para ativar vias de sinais que aumentam a possibilidade de iniciar uma doença autoimune.
Enquanto obeso, o indivíduo mantém-se em estado inflamatório de baixa intensidade permanente. Assim, as doenças autoimunes podem ser desencadeadas por conta da Obesidade e o inverso é verdadeiro já que ambas compartilham o mesmo cenário: a inflamação!
Disbiose: entenda o que é!
Há também o fato de que a dieta consumida por indivíduos com obesidade favorece a proliferação de algumas bactérias do intestino levando a uma alteração chamada Disbiose.
Nosso intestino é habitado por milhões de bactérias. A alimentação que comemos faz com que determinadas bactérias permaneçam e outras morram. A disbiose ocorre quando a microbiota intestinal está sofrendo algum desequilíbrio no número de suas bactérias. Isto é, quando o número de bactérias que habitam nosso intestino e que fazem mal para o organismo, é superior ao número de “bactérias do bem”.
Em sequência ocorre o fenômeno da “permeabilidade intestinal”, que favorece o ciclo inflamatório. A disbiose provocada por alteração dietética, também mantém a inflamação intestinal e tem relação com a autoimunidade.
Outras relações com a Obesidade
Para quem possui doenças autoimunes, cuidar da alimentação faz parte do tratamento e contribui para a melhora das próprias reações autoimunes da doença de base.
Somando-se a estas alterações, a obesidade pode desencadear alterações biomecânicas, que são vias que contribuem para a osteoartrite. A perda de peso pode prevenir e aliviar significativamente os sintomas da osteoartrite, uma doença progressiva das articulações, conhecida como “desgaste” da artrite.
Além da perda de peso, que alivia mecanicamente o esforço da articulação, o aperfeiçoamento muscular através de exercícios de força e resistência, melhoram as condições do músculo que envolve cada articulação. Assim, há a redução de dores e melhora da qualidade de vida.
Outro motivo de preocupação é que se pode adquirir obesidade durante a doença autoimune. Ocorre que, algumas medicações utilizadas nas doenças autoimunes, podem produzir estados de resistência insulínica e obesidade. Um dos tratamentos dos mais clássico é o uso da prednisona. Além deste, outros medicamentos podem piorar a parte metabólica, exigindo maior cuidado com esta área da saúde,
Assim, durante a doença autoimune, o acompanhamento deve ser realizado com o reumatologista e com o endocrinologista que, avaliarão as possíveis consequências e sugerirão tratamentos que possam melhorar o quadro clínico.
Doenças autoimunes: o que fazer?
Quando você é portador de doença crônica, deve entender que mesmo sem cura, com a mudança de estilo de vida, há controle de seus sintomas e da progressão da maioria das doenças inflamatórias. O tratamento da obesidade deve ser realizado concomitantemente para que não piore o status da doença autoimune.
Com a Haux, o controle da obesidade se tornou muito mais fácil! Aqui, fazemos uma avaliação e acompanhamento com vários especialistas em saúde. Participam da equipe: nutricionista, educador físico, psicólogo e endocrinologista. Todos com olhar humanizado, utilizando protocolos científicos e éticos de cuidado em saúde, já estabelecidos pela ciência em trabalhos já publicados.
O emagrecimento e aumento da massa muscular ficam mais fáceis e tranquilos pois nosso time conseguirá fazer com que sua jornada da mudança do estilo de vida flua de maneira tranquila! Gostou desse conteúdo? A Haux traz sempre novidades sobre o emagrecimento saudável no Instagram, Facebook e LinkedIn. Venha para a Haux e tenha uma vida mais LEVE!